Ir para o conteúdo
    • Prémio de Saúde Pública Francisco George
  • Prémio de Saúde Pública Francisco George

    Francisco George

    O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George com o objetivo de distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.

    O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George com o objetivo de distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.

    Apenas são admitidos trabalhos e estudos de investigação inéditos, ou seja, todos aqueles que até à data da sua apreciação pelo júri não tenham sido previamente publicados ou premiados em concurso por outra entidade.

    Prémio

    O Prémio a atribuir é pecuniário, no montante de 5 mil euros, e sempre que o júri considere que se justifica pode ainda atribuir menções honrosas, até ao máximo de duas.

    Apresentação de candidaturas

    Para apresentar a sua candidatura, deve preencher o formulário e a carta de aceitação dos termos constantes no regulamento e remeter os dois documentos, o curriculum vitae e o trabalho a concurso para o endereço de correio eletrónico sg@sg.min-saude.pt.

    Após a submissão da candidatura, o candidato irá rececionar um e-mail de confirmação.

    Júri

    • Alexandre Vieira Abrantes, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, presidente;
    • Sérgio David Lourenço Gomes, da Direção-Geral da Saúde, mestre em Ciências da Enfermagem, pela Universidade Católica;
    • Sílvia Cristina Ribeiro Silva, técnica de saúde ambiental da Administração Regional de Saúde do Norte, IP.

    Apreciação e seleção

    O mérito dos trabalhos e estudos de investigação será apreciado tendo em conta o carácter de originalidade, excelência, aplicabilidade ou utilidade futura, a possibilidade da sua replicação, e a sua relevância e impacto na defesa da saúde pública.

    O júri tem competência para decidir da não atribuição do Prémio, caso não reconheça qualidade nos trabalhos apresentados.

    Das decisões do júri não há lugar a recurso.

    Atribuição do Prémio

    O prémio e as menções honrosas, caso tenham sido atribuídas, e respetivos diplomas, serão entregues em cerimónia pública a realizar no Dia Mundial da Saúde.

    Autorização para divulgação

    A submissão dos trabalhos ou estudos de investigação configura, expressamente, autorização para a sua divulgação, por qualquer meio escrito, eletrónico ou outro.

    Publicação dos trabalhos

    A Secretaria-Geral reserva-se o direito de divulgar, pelos meios que considere mais adequados, os trabalhos e estudos de investigação candidatos ao prémio.

    Para candidatar-se, deve:

    Enviar os seguintes documentos, devidamente preenchidos e dirigidos ao Presidente do Júri:

    Para o seguinte endereço: sg@sg.min-saude.pt

    Consulte:

    Despacho n.º 9242/2017 – Diário da República n.º 203/2017, Série II de 2017-10-20
    Saúde – Gabinete do Ministro
    Cria o Prémio de Saúde Pública Francisco George e aprova o respetivo Regulamento