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    Conheça e participe no projeto que está a ser desenvolvido pela Secretaria-Geral na área dos Arquivos e Bibliotecas.

    A principal missão da SGMS, na área dos Arquivos e Bibliotecas,  é programar,  coordenar e acompanhar tecnicamente a gestão integrada da informação nos Serviços e Organismos do MS, promovendo  boas práticas de gestão da informação e partilha de conhecimento.

    A sua visão é consolidar-se como instituição estratégica de coordenação do Sistema de Arquivos e Bibliotecas do Ministério da Saúde (MS), promovendo uma gestão integrada  que contribua para a qualidade da informação de Saúde, o rigor no acesso, bem como para a preservação da memória institucional do MS.

    Os nossos valores, de ética, cooperação, qualidade e inovação, refletem o compromisso com o Serviço Público e aspiram ao trabalho de excelência, num ritmo de aprendizagem contínua.

    Procuramos colaborar com os Serviços e Organismos do Ministério da Saúde, criando um ambiente de equipa, aberto e transdisciplinar, onde se estimula a inovação e a partilha de boas práticas.

    Partimos do enquadramento legal, organizacional e técnico para definir prioridades e construir redes de conhecimento e parcerias estratégicas.

    A SGMS tem, nesta área, como atribuições:

    • Estudar, programar e coordenar a aplicação de medidas tendentes a promover a inovação, modernização e a política de qualidade, no âmbito do Ministério da Saúde, sem prejuízo das atribuições cometidas por lei a outros Serviços, bem como assegurar a articulação com os Organismos com atribuições Interministeriais nestas áreas;
    • Definir, coordenar e promover, em articulação com todos os Serviços e Organismos do Ministério da Saúde, a aplicação de políticas de informação e documentação transversais, com vista à rentabilização de recursos informacionais;
    • Definir e coordenar o Sistema de Arquivos do Ministério da Saúde, promovendo uma gestão integrada, que contribua para a qualidade da informação de Saúde, o rigor no acesso e para a preservação da informação;
    • Coordenar as ações referentes à organização e preservação do património e arquivo histórico e proceder à recolha, tratamento, conservação e comunicação dos arquivos, promovendo a preservação e comunicação da memória institucional;
    • Planear e coordenar a definição de políticas com vista à visibilidade, fortalecimento e ampliação do fluxo de informação científica e técnica do Ministério da Saúde, promovendo o trabalho colaborativo, em rede, e a partilha de conhecimento das Bibliotecas de Saúde.

    Acompanhe o nosso trabalho, na plataforma colaborativa Saúde.Doc.