Ir para o conteúdo

Circular Informativa n.º 5/2012/SGMS

Informa esta Secretaria-Geral que, com o objetivo de proporcionar aos quadros dirigentes e aos técnicos superiores da Administração Pública formação de elevada qualidade nas áreas da gestão, da economia, das finanças, do direito, dos sistemas de informação, da inovação, da liderança e comunicação, entre muitas outras, com acesso ao que de melhor se pratica na formação de executivos e dirigentes em Portugal, foi desenvolvido o programa APEX – Aliança para a Promoção da Excelência na Administração Pública, enquadrado por um protocolo de colaboração celebrado entre o Governo e as mais prestigiadas instituições de ensino superior nacionais.

O Ministério das Finanças, várias escolas de negócios e universidades e a empresa Deloitte decidiram juntar esforços e colaborar com vista a promover a excelência da gestão e da prestação do serviço da Administração Pública. A colaboração resultou na criação do programa APEX, uma parceria que permitirá a quadros da Administração Pública acederem aos melhores programas de formação de executivos, em paralelo com quadros privados.

No âmbito desta parceria, os quadros da Administração Pública beneficiarão de descontos, que podem chegar aos 80%, no preço dos cursos e programas das entidades aderentes. O remanescente fica a cargo do candidato. As escolas e universidades reservarão um número de vagas para candidatos provenientes da Administração Pública, para todos os cursos contemplados na Aliança e durante o ano letivo de 2012/2013.

A APEX envolve as seguintes escolas de negócios e universidades públicas e privadas:

  • AESE, Escola de Direção e Negócios;
  • Católica Lisbon School of Business and Economics;
  • Católica Porto Business School;
  • EGP, University of Porto Business School;
  • Faculdade de Economia da Universidade do Porto;
  • INDEG/ISCTE Business School;
  • ISEG-IDEFE, Instituto Superior de Gestão;
  • ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas;
  • ISLA Campus Lisboa;
  • Nova School of Business and Economics;
  • Universidade Lusíada.

A operacionalização da APEX é apoiada pela Deloitte, que disponibiliza o site Boas Práticas no Setor Público (http://www.boaspraticas.com/) para as inscrições, tendo sido selecionada como parceira desta iniciativa face à sua experiência no sector público.

Os elementos da Administração Pública podem candidatar‐se aos cursos que entendam relevantes, seja para a sua posição atual, seja para desenvolvimento profissional.

A candidatura deverá estar em conformidade com a legislação aplicável à formação no sector público. Exclui‐se do âmbito desta aliança o Sector Empresarial do Estado. Cabe a cada escola confirmar a aceitação do candidato, dentro dos critérios de seleção que normalmente utiliza, entre os quais a adequação do perfil e experiência do candidato aos conteúdos programáticos.

Cada dirigente ou quadro da Administração Pública só pode candidatar‐se a um curso por semestre.

Caso não seja aceite por falta de vagas, ficará como prioritário no curso seguinte. O protocolo celebrado tem a duração de um ano – entende‐se dois semestres letivos-, com início em setembro de 2012, e pode ser renovado caso haja interesse entre as partes.

Para saber mais, consulte:
http://www.boaspraticas.com/apex_objectivos.php

A Secretária-Geral Adjunta
em substituição do Secretário-Geral

Sandra Cavaca

Circular Informativa n.º 5/2012/SGMS – PDF – 245 Kb
Protocolo – APEX – PDF – 141 Kb
Lista de Cursos – PDF – 97 Kb

 

Atualizado a 18/04/2012

Voltar