Ir para o conteúdo

Reunião sobre Cooperação em Saúde

Encontro contou com profissionais de saúde, associações e ONG’s promotoras de missões médica.

A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, através da Divisão da Cooperação em Saúde, promoveu uma reunião online, no dia 22 de janeiro, na qual participaram representantes de Instituições de Saúde, Associações, ONG´s e profissionais de saúde que há vários anos promovem e realizam atividades no âmbito da cooperação em saúde, sobretudo com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS). O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Direção-Geral da Saúde marcaram presença e fizeram uma exposição sobre Ajuda Pública ao Desenvolvimento, Apoio PARES, Cooperação Bilateral e Mobilidade de Doentes, respetivamente.

Neste encontro muito participado, foram apresentadas as linhas orientadoras da nova estratégia de cooperação em saúde da Divisão para a Cooperação em Saúde, tendo sido feito ainda um balanço das atividades de cooperação promovidas e apoiadas até à data.

A reunião terminou com um momento de reflexão e debate relativamente a áreas prioritárias, oportunidades e desafios. Unanimemente, os participantes reconheceram a necessidade de se trabalhar em rede, cooperando, promovendo sinergias e troca de experiências entre as diversas instituições envolvidas. Áreas como o fortalecimento de sistemas de saúde locais, a capacitação de profissionais de saúde, telemedicina, oncologia e saúde da mulher, foram algumas das áreas destacadas como prioritárias.

A SGMS agradece o interesse e entusiasmo de todos os participantes, na expectativa que juntos seguiremos na construção de um futuro mais saudável, justo e sustentável.

Consulte:

Programa

Atualizado a 24/01/2024

Voltar