Ir para o conteúdo

Dia Mundial da Prematuridade

Data visa sensibilizar para as causas e as consequências de um nascimento prematuro.

Comemora-se anualmente, no dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade, uma data que visa sensibilizar para os desafios do nascimento prematuro e os riscos e consequências enfrentados pelos bebés prematuros e pelas suas famílias.

Esta data é promovida pela European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu, e constituída por pais e profissionais de saúde com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.

Este ano, o Dia Mundial da Prematuridade tem como mote a campanha global: “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contacto pele a pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares”.

O Dia Mundial da Prematuridade está associado à cor roxa, que simboliza a sensibilidade e a excecionalidade. Outro dos símbolos desta data é uma corda de meias, onde um pequeno par de meias roxas está pendurado na linha juntamente com nove pares de meias de bebé de tamanho normal, o que significa que, em todo o mundo, um bebé em cada 10 nasce prematuro.

Para saber mais, consulte:

European Foundation for the Care of Newborn – http://www.efcni.org/ (em ingês)

Atualizado a 16/11/2023

Voltar