Ir para o conteúdo

SGMS participa em workshop promovido pela OMS


A SGMS participou nos dias 22 e 23 de novembro, no workshop promovido pela OMS Europa “Workshop on immigration detention: addressing health challenges and exploring alternatives to detention”, em colaboração com o Ministério da Saúde de Portugal, a Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), International Detention Coalition (IDC), Centro Colaborativo da OMS para a área da Migração e Saúde e a Universidade de Uppsala, que decorreu na loja AIMA II, em Lisboa.

O aumento progressivo do número de Centros de Detenção de migrantes nos últimos anos, é justificado com a necessidade dos países de controlarem e gerirem os fluxos migratórios. Contudo, é crucial reconhecer que as consequências físicas e psicológicas para as pessoas em situação de confinamento, não podem ser negligenciadas.

O objetivo principal deste workshop foi debater alternativas aos centros de detenção para migrantes em situação irregular ou indocumentada, ao mesmo tempo em que se abordaram os impactos da detenção na saúde dos migrantes e se refletiu sobre boas práticas nesta área. Durante o evento, países como Malta, Turquia, Estónia e Suécia compartilharam as suas realidades e abordagens nacionais sobre esta matéria. Houve ainda, um painel dedicado exclusivamente à realidade nacional, com apresentações de instituições como AIMA, Observatório das Migrações, Escola Nacional de Saúde Pública, USF da Baixa, AJPAS e Município do Fundão.

O apoio na organização deste workshop reforça o compromisso do Ministério da Saúde em promover um acesso cada vez mais equitativo aos cuidados de saúde por parte de migrantes, refugiados e requerentes de asilo, reconhecendo-o como determinante para a integração.

Para mais informações consulte – https://www.who.int/europe/news-room/events/item/2023/11/22/default-calendar/workshop-on-immigration-detention–addressing-health-challenges-and-exploring-alternatives-to-detention

Atualizado a 28/11/2023

Voltar